Sobre a Safilo

.A história de um complexo fabril italiano que deu lugar ao maior fabricante de óculos de grife do mundo
Por Camila Paulos

Ao longo de mais de 75 anos, a Safilo passou de uma simples fabricante de lentes e armações para uma das maiores empresas do mundo e nome de referência quando o assunto são óculos. A companhia italiana produz acessórios ópticos para 29 importantes marcas de alto luxo do planeta, entre as quais Gucci, Dior, Marc Jacobs, Yves Saint Laurent, Hugo Boss, Jimmy Choo, Alexander McQueen e outras.

A bem-sucedida trajetória começou em 1934, na região do vale do Cadore, em Belluno, quando o jovem empreendedor norte-americano Guglielmo Tabacchi, que vivia na Itália havia muitos anos, comprou um complexo industrial em falência. Dois anos depois, Tabacchi dava início à Societá Azionaria Fabbrica Italiana Lavorazione Occhiali (Safilo), um promissor empreendimento de fabricação de óculos.

O negócio manteve-se sólido desde então e, mesmo com o advento da Segunda Guerra Mundial – quando a produção esteve restrita a um só modelo de óculos distribuído apenas na Alemanha – , a Safilo sobreviveu. A saída foi ter continuado com a comercialização dos acessórios na Itália sob o nome de Italottica.

Foi, contudo, na década de 80 que a empresa se tornou ainda mais consagrada. O sucesso veio da aposta certeira no potencial dos óculos assinados por estilistas da alta costura. A partir daí, a Safilo deixou de estar associada ao fornecimento de prótese para dominar o universo de acessórios de moda e estilo, marcando seu nome na história fashion.

Desde o início de 2010,  a empresa faz parte do grupo de investimento holandês Hal. Hoje, a Safilo está presente em mais de 130 países. Possui showrooms em São Paulo, Paris, Londres, Nova York e Barcelona e suas cinco fábricas produzem mais de 124 mil peças por dia. A equipe de cem designers é criadora de mais de 2.500 modelos e, só no Brasil, já existem cerca de 8.000 pontos de venda.

Além de comercializar produtos com as famosas grifes, a Safilo tem suas próprias marcas: a Blue Bay, de estilo mais jovem e fashion, a Carrera e a Smith, originais da Austrália e dos Estados Unidos, perfeitas para atletas que prezam a performance, a Oxydo, desenvolvida para pessoas jovens e de vanguarda, e, por fim, a marca que leva o nome da empresa e mistura design, glamour e sofisticações em suas peças.