Alexander McQueen

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Chocante, irreverente, autêntico… Alexander McQueen iniciou a sua trajetória no mundo da moda em 1994, quando se tornou assistente do criador italiano Romeo Gigli. Também foi diretor criativo da Givenchy, mas, em 2001, decidiu criar a sua própria marca e dedicar-se somente a ela.

Sua criação une alfataria britânica, alta-costura francesa e acabamento italiano, além, é claro, de sobreposições e elementos contraditórios, que mesclam caveiras com tecidos leves.

Seu sucesso deve-se também a seus desfiles sempre surpreendentes. O mais comentado deles ocorreu em 2009, quando McQueen chocou a plateia ao usar dois robôs para pichar um vestido branco em plena passarela. Assista ao vídeo!

Os óculos da marca Alexander McQueen alinham design moderno a materiais especiais, como madeira e acetato.

Você sabia?
Alexander McQueen influenciou uma geração de designers e tinha uma mente brilhante e inovadora. Mas, no início de 2010, estava abalado com a morte da mãe, que ocorrera pouco tempo antes, e não tinha se recuperado da perda de uma grande amiga. Esses são os fatos que aparentemente o levaram a cometer o suicídio em 11 de fevereiro de 2010, um mês antes de apresentar sua coleção outono-inverno 2010/2011 na Semana de Moda de Paris.

Passarela


Outono-Inverno 2012/2013

Posts sobre Alexander McQueen