Óculos e acessórios

Para muitas mulheres, adotar um estilo pessoal é questão de mostrar personalidade. Os acessórios costumam ser grandes aliados, pois permitem criar uma “marca registrada” ou variar o visual todos os dias. No entanto, quem usa óculos costuma ficar na dúvida: será que dá para usá-los com enfeites, sem deixar o look pesado?

Para o consultor de moda Arlindo Grund, apresentador do programa Tenha Estilo, exibido no SBT, não existem regras de combinação. Tudo é questão de bom senso e experimentação. “Antes de qualquer coisa, o mais importante é ter atitude para usar os óculos e acessórios juntos. Muito exercício de produção vai fazer você dar a dose certa na hora de deixar essas peças em harmonia”, comenta.

Antes de dar o primeiro passo na produção, vale consultar alguns detalhes que podem ajudar na hora de montar o visual do dia a dia:

Acessórios de cabeça
Tiaras, presilhas e faixas dão um toque a mais ao penteado, mas é preciso saber dosar nas cores e nas estampas. Para não “brigar” com os óculos, acessórios de cores discretas ou que tenham um tom parecido com o do cabelo são os mais indicados. “Assim, eles se fundem um pouco e não causam impacto”, explica Arlindo. Chapéus e boinas podem ser usados sem medo – desde que não misturados com brincos chamativos ou maquiagem muito pesada. Por si só, eles já são um ponto forte do visual.

Leve em conta a armação
Uma boa forma de compor o look é avaliar o tipo da armação. As finas e leves costumam harmonizar melhor com acessórios delicados, como joias, presilhas e colares finos. Já as grossas e de formato diferenciado vão bem com correntes e colares mais pesados. Mas há quem prefira brincar com o visual e fazer um contraste com acessórios e armações – por exemplo, usar um colar chamativo com uma armação fina ou um grande enfeite de cabeça com armação pesada. Para quem prefere as coloridas, um alerta: nada de combiná-las com a cor do cabelo. Uma cor diferente causa maior impacto e deixa o rosto mais atraente.

Brincos grandes
Para Arlindo, é preciso tomar muito cuidado, porque são acessórios fortes. “Associados aos óculos eles podem causar uma confusão visual”, alerta. Por isso eles combinam melhor com armações mais finas e delicadas. Porém, se a armação for grossa, uma boa tática pode ser “escondê-los” com os cabelos, que devem ficar soltos.

Cuidado com o exagero
O aviso vale tanto para a quantidade de acessórios como para o uso da mesma cor em todos eles. Brincar com as cores costuma causar um efeito melhor do que usar praticamente tudo na mesma tonalidade. “Para não poluir o visual com muita informação, basta escolher um ou dois acessórios mais imponentes. Pode ser um bom par de óculos e um de brincos”, ensina Arlindo.

Pulseiras
Uma das grandes tendências do momento é usar várias pulseiras, com diversos tipos de materiais, tamanhos e cores. Aproveite para compor um visual diferente e moderno, junto com os óculos. “As combinações deles com anéis e pulseiras são clássicas e nunca saem de moda”, comenta o consultor.
………………………………………
……………………………………………………………………………………………………………………………………
…………………………….
Arlindo Grund

Consultor de moda, stylist e apresentador do programa “Tenha Estilo” (www.sbt.com.br/tenhaestilo). Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Pernambuco, tem especializações em Marketing, Comunicação e Consultoria de Imagem. Ministra aulas na pós-graduação em Styling da Faculdade Senac de Pernambuco e cursos livres de produção de moda no IED (Istituto Europeo di Design).