Acerte no make

Durante muitos anos, eles foram considerados apenas uma ferramenta para corrigir imperfeições da visão. Hoje, com a imensa variedade de armações, cores e formatos, os óculos se tornaram acessórios de moda: além de conferir personalidade ao rosto, permitem brincar com o visual.

Então, por que não caprichar também no olhar por trás das lentes? Sadi Consati, maquiador de O Boticário, ensina como tirar proveito das cores, criar efeitos para destacar ou diminuir os olhos e deixar o make do dia a dia mais atraente.

Safilo Em Foco: Quem usa óculos precisa usar algum tipo especial de maquiagem?
Sadi: Sim, mas é necessário tomar alguns cuidados para não comprometer o visual. Os óculos compõem o estilo de uma pessoa e por isso o cuidado com a maquiagem vai contribuir para uma boa imagem pessoal.

Safilo Em Foco: Como deve ser o ritual de preparação da pele?
Sadi: Em primeiro lugar, é preciso fazer limpeza e tonificação para remover toda a oleosidade que se concentra na zona T do rosto. O uso de um primer facial também ajuda no controle. Depois de espalhar uma base livre de óleo, o acabamento pode ser feito com um pouco de pó. Nos olhos, o uso de um primer específico antes da sombra é fundamental, pois confere mais durabilidade à sombra sem deixar as pálpebras oleosas.

Safilo Em Foco: Quais são as dicas de maquiagem que funcionam bem para quem tem olhos pequenos e usa óculos?
Sadi: O ideal é buscar efeitos para aumentá-los, como usar lápis de olho bege na parte interna dos olhos, na linha d’água. Outra dica é passar lápis ou sombra marrom esfumada por fora dos olhos, na parte inferior, abaixo dos cílios. Na pálpebra móvel, indico usar sombras esfumadas de tons médios ou claros. O canto interno dos olhos, no contorno do canal lacrimal, pode levar um ponto de luz feito com sombra iluminadora. Para abrir o olhar, a dica é finalizar com muita máscara para cílios.

Safilo Em Foco: E para quem tem olhos grandes?
Sadi: Evitar contornos dramáticos com lápis ou delineadores, pois eles definem ainda mais o tamanho dos olhos. É melhor usar sombras esfumadas em tons médios na pálpebra superior e fugir das opções cintilantes e metálicas. A parte inferior dos olhos não deve ser contornada, para não dar a impressão de olhos maiores, e o rímel só deve ser colocado nos cantos externos dos olhos.

Safilo Em Foco: O formato da sobrancelha precisa ser destacado?
Sadi: Para não pesar no conjunto com os óculos, a sobrancelha deve estar bem desenhada. Além de definir o contorno, é preciso limpar sempre a parte entre as sobrancelhas. Quando elas não possuem um desenho definido, uma boa saída é usar lápis, sombra ou creme modelador para fazer o preenchimento – desde que o resultado seja natural, sem exagero.

Safilo Em Foco: Como a maquiagem para quem usa óculos dá mais destaque à região dos olhos, quais as cores de blush e batom que devem ser evitadas para não pesar o visual?
Sadi: Existem cores curingas que podem ser usadas sem erro. No caso do blush, os melhores são os tons suaves de pêssego, rosados queimados ou levemente alaranjados – todos com pouco ou nenhum brilho. As cores menos recomendadas são laranja, pink, avermelhado e todas as cores cintilantes. Já o batom pode ser cor de boca, boca rosado, boca dourado ou coral. Laranja, pink e vermelho devem ser evitados.

Safilo Em Foco: Quem usa armações coloridas pode usar sombra colorida? Como elas são harmonizadas?
Sadi: Sim. As cores da armação e da sombra não precisam ser iguais, mas devem harmonizar. Armações de cor ocre, por exemplo, combinam com sombras dourada, bronze e verde. As vermelhas vão bem com sombras púrpura e berinjela. Já as armações cor de vinho, roxas ou berinjela ficam bem com sombras verde, bronze, dourado queimado e rosa queimado. Por fim, as azuis ficam melhores com rosa, lilás e violeta.

Safilo Em Foco: Existem tons de sombra ideais para cada cor de olho?
Sadi: Hoje não se segue muito essa regra de tons específicos para cada cor de olho, porém há alguns que favorecem. Olhos verdes combinam com variações de cobre, marrom, cinza e grafite, e os azuis com bronze, dourado e marrom. Quem tem olhos castanhos pode apostar, sem medo, em cores como cobre, laranja, verde e azul. Os olhos cor-de-mel ganham mais destaque com as sombras dourada, verde ou salmão.

Safilo Em Foco: O rímel costuma fazer uma grande diferença na finalização do visual. Que tipo é o mais indicado?
Sadi: Minha preferência é pelas máscaras com volume, aplicadas nos cílios superiores e inferiores. Mesmo que não se use sombra, umas boas camadas já resolvem o visual, pois dão definição e preenchimento. Aliás, esse é o produto que não pode faltar na maquiagem de quem usa óculos.


Sadi Consati
Formado pela MUD (Make Up Designery) de Nova York, Sadi é maquiador e consultor das linhas Intense e Capricho da marca O Boticário, para a qual trabalha há 14 anos. Além de participar de editorias de moda e beleza das principais revistas brasileiras, ministra aulas de maquiagem em seu próprio estúdio, em São Paulo.