Olhos saudáveis

Quando o assunto é visão, muitas pessoas ficam em dúvida sobre os cuidados que devem tomar com os olhos no dia a dia. Para esclarecer algumas dessas questões, entrevistamos a oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho, coordenadora da Pós-Graduação em Oftalmologia da UNICAMP.

Safilo em Foco: Quais são os benefícios de lavar os olhos com água diariamente?
Dra. Keila:
Os olhos devem ser lavados “por fora” com água, mas na parte interna das pálpebras recomenda-se usar, uma vez ao dia, colírios lubrificantes oculares para manter a lubrificação natural, especialmente quem permanece muito tempo na frente do computador. Esses produtos são preparados na tonicidade, no PH e na constituição adequados à lágrima humana e não causam irritações nem alergias aos olhos.

Safilo em Foco: Ler em ambientes escuros força a retina a ponto de desencadear um problema de visão?
Dra. Keila:
Ler no escuro apenas ocasiona cansaço ocular e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, isso não desencadeia doença alguma. Quem tem dificuldade de enxergar e lê no escuro pode ter mais fadiga visual.

Safilo em Foco: É necessário dar aos olhos um descanso para as lentes de contato?
Dra. Keila:
Sem dúvida, porque os olhos precisam receber oxigenação. Quem usa lentes de contato deve trocá-las pelos óculos durante algumas horas todos os dias para descansar a visão.

Safilo em Foco: Qualquer pessoa que usa óculos de grau pode optar por armações oversized?
Dra. Keila:
Sim. Atualmente, a indústria óptica dispõe de materiais leves de alto índice, assim até os altos graus ficam bem adaptados nos vários modelos de armações de óculos.