Adeus a um grande homem

Renis Gabriel Filho (1960 - 2011)

Conheça a trajetória de Renis Gabriel Filho, o influente CEO que ajudou a construir o sucesso da Safilo do Brasil.

Desde pequeno, o carioca Renis Gabriel Filho mantinha contato com o mercado óptico, já que seu pai era proprietário da Óticas Brasil da capital fluminense. Assim, ele iniciou sua trajetória na atividade aos 17 anos de idade, e não demorou muito para que fosse nomeado diretor das Óticas Nova Iorque, uma rede de 15 lojas, localizada também no Rio de Janeiro.

Em 1999, depois de passar pelo grupo America Optical e pela Fotoptica, a experiência e o conhecimento o levaram à presidência da Safilo, época em que a representação da marca chegou ao Brasil. Seu nome foi o único a ser cogitado para o cargo em uma empresa que exige que todos seus executivos sejam italianos.

Renis se definia como um vendedor. Fazia questão de escolher as óticas que a Safilo do Brasil atendia e sempre deixou claro que seu interesse era na qualidade dos negócios. Ao contrário da figura do executivo convencional, Renis era participativo e chegava a executar tarefas inesperadas, como verificar as peças do estoque. Essa simplicidade lhe garantiu popularidade e um ótimo relacionamento com seus funcionários e clientes.

Casado com Simone Tavano, com quem tinha dois filhos, Renis faleceu aos 51 anos de idade, na noite de 24 de novembro, em São Paulo, vítima de complicações cardíacas. Seis dias depois de sofrer um infarto, Renis se preparava para deixar o Hospital Albert Einstein e escreveu um e-mail agradecendo a todos pelas mensagens de solidariedade.

“Gostaria de agradecer a todas as mensagens, orações, telefonemas e pensamentos para a minha recuperação. Posso garantir que recebi toda essa energia. Em momentos assim, é impressionante como ficamos sensíveis e receptivos.” (trecho da sua última mensagem). Nesse mesmo dia, um segundo infarto levou para sempre um dos maiores executivos que o mercado óptico nacional conheceu.

Relembre uma das entrevistas com Renis:

Em agosto de 2010, o blog Safilo em Foco convidou os internautas para tirarem as suas dúvidas sobre o mercado de luxo. Entre as perguntas recebidas, o então CEO da Safilo do Brasil escolheu as dez mais desafiadoras para respondê-las com a transparência de costume.

Veja a íntegra desse bate-papo nos vídeos a seguir:

……………

……………..