Exposição solar

Para entender um pouco mais sobre os males causados aos olhos pela radiação solar, é bom saber que os raios UV são divididos em três tipos, que variam de acordo com o comprimento da onda: UVC (180 nm a 280 nm), UVB (280 nm a 315 nm) e UVA (315 nm a 380nm). 

Na teoria, quanto menor o comprimento da onda, mais grave será o dano causado. Sendo assim, os raios UVC são os grandes vilões da história. Se, por um lado, podemos ficar tranquilos sabendo que eles são filtrados naturalmente pela atmosfera, por outro, diante do esgotamento da camada de ozônio, reacende-se a preocupação com os seus efeitos nocivos.   

Por isso, mesmo nos dias nublados, não deixe de sair de casa com um bom par de óculos escuros. Afinal, mesmo invisíveis aos olhos humanos, os efeitos dos raios UV são claramente percebidos quando não se toma o devido cuidado. 

Conheça rapidamente alguns problemas oculares relacionados com a exposição aos UV e previna-se: 

Fotoqueratite:  Esse efeito ocorre pela intensa exposição à radiação ultravioleta, principalmente em ambientes altamente refletivos, como a neve ou a praia. Essa absorção da radiação UVB pode causar danos clinicamente visíveis, como vermelhidão dos olhos, sensação de corpo estranho, lacrimejo excessivo e maior sensibilidade à luz. Normalmente, o problema resolve-se em um ou dois dias, sem efeitos a longo prazo.  

Pterígio:  É um crescimento vascularizado na superfície, popularmente confundido como uma “gordura”, que invade a córnea, prejudicando a visão. É mais frequentemente observado em pessoas que trabalham no campo. Pode ser retirado cirurgicamente, mas é frequente que volte a crescer.

Catarata:  Uma das principais causas da catarata é a exposição à radiação UV, especialmente à UVB. O efeito é cumulativo e, ao longo dos anos, causa a perda progressiva de transparência no cristalino, o que acaba afetando a visão. Por isso é muito importante a proteção contra os raios UV entre os jovens durante atividades ao ar livre. A catarata não se manifesta nessa fase da vida, mas o efeito dos raios UV acumula-se com o tempo.

..

 

 

.
Karina Oliani Médica especializada em resgate em áreas remotas é responsável pelo projeto Medicina da Aventura no Brasil. Pilota de helicóptero e apresentadora do programa Extremos, no canal Multishow.