Vitrina de sucesso!

De origem francesa, a palavra vitrine é oficialmente chamada de “vitrina” em português. Ela é a janela de vidro que exibe a nossa butique e vende os nossos produtos, mesmo quando a loja está fechada. Tem por função vital mostrar coleções e transmitir tendências, revelando também a nossa promessa de marca.

O cliente ideal se identifica com a sua óptica pelas características institucionais, e não somente pelas propagandas das grifes estampadas na entrada. Com um olhar crítico, ele também faz, na observação da vitrina, a leitura dos nossos negócios, dando atenção a alguns outros detalhes, como limpeza, organização, iluminação e comportamento dos vendedores.

Como transmitir valores na vitrina e ganhar diferenciação comercial? Saindo do universo igualitário. Usar poucas peças e preferencialmente da mesma grife pode revelar a sua especialidade. O cliente vive bombardeado de opções e grifes. As ópticas deixaram de ter consultores para ter vendedores. A era da experiência é marcada pela venda consultiva e o sucesso da venda começa na janela da frente, atraindo clientes e fundindo a estética com a excelência no serviço.

Diferencie a sua óptica, começando pela vitrina
O essencialismo, tendência de consumo da era das experiências, fundamenta a simplicidade na composição das experiências oferecidas aos clientes, começando pela vitrina.

Alguns itens naturais – cordas, papel e raízes, por exemplo – dão mais leveza às vitrinas, e podem ser usados em associação com o acrílico e o vidro. Além de despertarem a atenção, esses elementos também estimulam a interatividade com as peças à venda. Projeções, computadores e telas touch complementam a experiência essencialista e tecnológica do cliente. Número reduzido de itens, poucos óculos e uso adequado de merchandising das grifes também são importantes aliados na elaboração de uma vitrina de sucesso.

    

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Raphael Chagas é administrador, especializado em treinamentos e consultoria para a indústria do luxo e serviços. Atende pela Treinare Consultores Associados.

  raphael@treinareconsultoria.com.br