Dicas de relaxamento para os olhos

A maioria dos problemas oculares ocorre devido à tensão mental, ao cansaço visual e ao estresse diário. Aprender a relaxar os olhos e os músculos oculares é uma boa saída para evitar males futuros.

Quem leva uma rotina de trabalho que exige concentração e comumente se queixa de desconforto ou cansaço visual deve parar por uns minutinhos e relaxar.

A tensão excessiva nos olhos pode levar à coceira, à visão borrada ou dupla e a dores de cabeça, sintomas que aumentam a irritação e influem na incapacidade de concluir o trabalho de maneira eficiente.

Para proteger os olhos da tensão e da fadiga, existem alguns exercícios de relaxamento:

1. Deixe fotografias de momentos ou pessoas especiais na sua mesa ou ao seu redor, e as olhe durante o dia. Essas imagens ajudam a relaxar;

2. Pisque os olhos frequentemente para evitar secura e irritação;

3. A cada 20 ou 30 minutos, desvie o olhar para um objeto distante por pelo menos 20 segundos;

4. Feche os olhos por alguns minutos;

5. De vez em quando, massageie levemente os olhos com as pontas dos dedos para relaxar os músculos ao redor deles;

6. Faça pausas. Levante da cadeira, vá dar uma volta por alguns minutinhos. Esse exercício dá não apenas aos olhos mas também ao corpo e à mente um momento de reenergização;

7. Vá ao oftamologista anualmente;

8. Mantenha uma dieta rica em vitaminas A, C e E para manter os olhos saudáveis. Alimentos como cenoura, espinafre, salmão e amêndoas, entre outros, são ótimos.