Faça a diferença

Em um mercado tão competitivo e diversificado como o de hoje, é normal vincular o sucesso à capacidade de nos diferenciar, com a incessante necessidade de atrair a atenção de consumidores e se destacar em meio à avalanche de produtos e serviços.
“Ser diferente” é a palavra de ordem no mundo atual. A grande questão é a seguinte: como podemos nos diferenciar? Quando analisamos pessoas, a estratégia é se diferenciar pelo comportamento e pelo estilo, afinal temos modos próprios de ser e de agir, o que reforça a nossa individualidade e nos torna únicos. Já no meio corporativo, a chave é investir em inovação e também no atendimento diferenciado e honesto.

Quer algumas dicas? Veja cinco comportamentos que podem ajudá-lo a fazer diferença:

1 Cumpra o que promete
Ao realizar alguma promessa, o nosso dever é cumpri-la, mesmo quando se trata de algo simples. Por exemplo, deu a sua palavra de que chegaria às 7h? Então não adianta chegar às 7h30. Se prometer entregar os óculos na terça-feira, nada de entregá-los na quarta. Parece um conselho óbvio, mas acredite, hoje em dia, é “diferente” quem cumpre a palavra, seja qual for o grau de complexidade da promessa feita.

2 Não minta, jamais
Pessoas que não mentem são “diferentes” da grande maioria que conhecemos. Você sabia disso? A mentira virou um péssimo costume nas relações atuais, seja para escapar de cobranças, seja para agradar a algum cliente. É preciso lembrar-se do velho ditado que diz: “mentira tem perna curta”. Quando descobertas, elas são responsáveis por tirar toda a sua credibilidade, qualidade que normalmente se demora a construir, principalmente na relação de compra e venda.

3 Assuma seus erros
Quem nunca errou na vida que atire a primeira pedra! Em contrapartida, nem todos são capazes de assumir o próprio erro. Eis uma grande diferença! Não ponha a culpa de seus erros nos outros. Assuma a sua falha e será “diferente” de muitas pessoas e empresas que sempre dão desculpas.

4 Seja gentil, polido e educado
Num mundo de pessoas “grosseiras” e mal-educadas, ser gentil faz uma enorme diferença. Alguns poucos termos – como ”por favor”, ”com licença”, “obrigado” e ”me desculpe” – podem fazer uma grande diferença. Afinal, gentileza gera gentileza!

5 Seja honesto
Talvez essa seja a maior “diferença”, considerando que as relações atuais nos dão a impressão de que desonestidade é regra, não exceção. Seja sempre honesto com seu cliente. Você só tem a ganhar, pois ele saberá reconhecer essa diferença no atendimento e lhe dará o devido valor. Além disso, as conquistas, quando se age com honestidade, tornam-se infinitamente mais saborosas. Sinta esse gostinho!

Vá em frente e veja como isso dá certo!

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Deyse Isimar é psicóloga e coach, especialista em treinamento de varejo e serviços. Atende pela Treinare Consultores Associados.
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