Alta fidelidade

O aquecimento do mercado como um todo é fato, e a indústria do luxo, em particular, vem crescendo em alta velocidade, assim como os gastos com serviços estéticos não invasivos. Tudo isso é sinal de que temos um público mais preocupado com a vaidade e disposto a investir nela.

Aproveitar o fluxo de clientes nas óticas em busca de armações de receituário para oferecer modelos solares pode significar o incremento no faturamento de que tanto precisamos. A boa notícia é que o hábito de consumo de lentes corretivas vem aumentando no Brasil, ano após ano, e com ele as chances de novas vendas.

Para tirar o maior proveito disso, devemos entender a diferença entre clientes satisfeitos e clientes fiéis.

Clientes satisfeitos
São aqueles que, quando questionados, recomendam a sua loja. Gostam da atmosfera e do atendimento que encontram nela, além de se sentirem atraídos pela relação custo-benefício. Outro ponto normalmente valorizado é a conveniência – muitas vezes, a loja está inserida nos ambientes que fazem parte da rotina desses clientes. No entanto, clientes satisfeitos trocam de loja sempre que detectam uma oportunidade financeira melhor na concorrência, como ofertas e promoções. Lembre-se dessa lição: clientes satisfeitos trocam de loja!

Clientes fiéis
Espontaneamente, clientes fiéis contam para as outras pessoas sobre o seu negócio. Apreciam muito o serviço e o conhecimento que a equipe que os atende tem de si e de seus gostos. A relação é embasada nessa relação de atendimento. Ofertas e custo-benefício são secundários, ou seja, esse perfil de cliente jamais buscaria a concorrência ou mesmo experimentaria uma nova loja por conveniência ou qualquer outra razão. Esse cliente, sim, defende a sua loja e não a troca por nenhuma outra.

Como, então, transformar satisfação em fidelidade?

Comece pela sua equipe
Tenha as pessoas certas! Contrate atitude e treine comportamento. O caminho inverso resultará em perda de tempo e desgastes nas equipes.

Capacite seus profissionais na busca da excelência
Demonstre a vital importância de cada um deles para o sucesso dos negócios. Use técnicas de atendimento e vendas para reforçar o aprendizado.

Aposte fortemente no atendimento
Os clientes da indústria do luxo apreciam a relação com o vendedor e é nela que sustentam as suas escolhas. O produto ele já conhece e tem acesso a diversos lugares para comprá-lo. Mostre que sua equipe está preparada para servi-lo e aumente seu faturamento!

Resultado: você ganhará clientes fiéis!

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Raphael Chagas é administrador, especializado em treinamentos e consultoria para a indústria do luxo e serviços. Atende pela Treinare Consultores Associados.

raphael@treinareconsultoria.com.br