2011: Um novo olhar

Em 2010, colhemos sucesso, clientes fidelizados e equipes mais maduras. Tudo o que fizemos nestes últimos anos foi primordial para nos trazer até aqui. Entretanto, o que nos trouxe até aqui não será suficiente para nos levar ao sucesso do amanhã.

Um novo ano desponta e não são apenas as coleções que mudam a cada estação. As equipes e a forma de gerir a nossa carreira e o negócio em que atuamos também devem acompanhar tais mudanças. Se estagnarmos e aguardarmos que o acaso traga o sucesso, correremos o risco de sucumbir, esmagados pela concorrência.

É com esse pensamento que os escritores John Kotter e Holger Rathgeber, em sua publicação “Nosso Iceberg Está Derretendo” (Editora Best Seller), nos mostram como fazer um processo de mudança bem-sucedido.

Com base nisso, a minha sugestão para 2011 é esta: construir algo novo. Vamos trazer ao mercado óptico um novo olhar sobre as nossas butiques e oferecer a ele um atendimento diferenciado. Vamos elevar o valor agregado de nossas lojas, atrair novos clientes e aumentar a retenção dos clientes fidelizados.

Para chegarmos a resultados de sucesso, que tal uma reflexão? Responda às perguntas: Temos as pessoas certas em nossa equipe? Tenho os recursos necessários? Quem é o meu cliente e em que Zona de Valor o encontramos? Tenho os produtos e grifes adequados? Capacitei e treinei a minha equipe?

Junte as respostas e comece a mudar!

1 Crie a estrutura
Não imponha a mudança imediata. Ajude a equipe a perceber a sua importância! Ganhe aliados e construa uma equipe orientadora.

2 Decida o que fazer
Mostre como o próximo ano será diferente dos outros e apresente sua estratégia.

3 Faça acontecer
A base da mudança é a comunicação: espalhe os objetivos entre todos, dividindo as responsabilidades. Celebre as pequenas vitorias e não relaxe!

4 Solidifique a mudança
Solidifique a nova cultura, vencendo antigos hábitos e tradições.

5 Pense e sinta
Analise os dados e continue a criar experiências surpreendentes entre colaboradores e clientes.

Vamos transformar pensamentos em atitudes. Transformar vendas em experiências. Vamos olhar nossa atuação com novos olhos! Tenha um novo ano feliz!

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Raphael Chagas é administrador, especializado em treinamentos e consultoria para a indústria do luxo e serviços. Atende pela Treinare Consultores Associados.
raphael@treinareconsultoria.com.br