As 10 Lições Gerenciais de sir Terry Leahy

CEO da gigantesca e bem-sucedida rede britânica de supermercados Tesco, sir Terry Leahy tem a sua liderança reconhecida mundialmente. Durante os dez anos sob o seu comando, os lucros da Tesco subiram de US$ 1,08 bilhão para mais de US$ 3 bilhões e as vendas superaram US$ 68,7 bilhões.

Como líder criativo, Leahy adquiriu a merecida reputação pela coragem de assumir riscos com novos produtos, novos formatos de loja e novas linhas de negócios. Eleito “Líder Empresarial do Ano” pelo “The Wall Street Journal”, em 2005, e considerado o indivíduo mais influente do Reino Unido, fora da política, pelo The Guardian, em 2008, Leahy não deixa dúvidas da sua capacidade para gerir excelentes negócios.

Ele, que será um dos palestrantes da edição brasileira do ExpoManagement (considerado o maior congresso de liderança da Europa), em novembro de 2010, elaborou uma relação de “10 Lições Gerenciais”. São dicas preciosas para quem deseja obter sucesso profissional.

Aproveite a leitura e faça valer esse incentivo para aumentar as suas vendas!

1 Encontre a sua verdade
Não confie apenas em pesquisas ou experiências passadas. Descubra a situação atual da sua empresa conversando diretamente com seus consumidores. Eles serão honestos sobre o que é bom e o que é ruim no seu negócio.

2 Estabeleça metas audaciosas
Elas atuam como excelente fonte de inspiração para toda a organização. Estabeleça esse pacto para o seu crescimento e ouse sonhar.

3 Visão, valor e cultura
Esses três pontos são mais importantes do que qualquer plano, estratégia ou tática.

4 Seguir os clientes
As empresas mudam lentamente e os clientes mudam rapidamente. Esteja perto deles, acompanhe suas mudanças de consciência e as suas transformações.

5 Direção
Busque entender como o seu trabalho se conecta com os objetivos gerais para encontrar uma só direção. Assim, todo o mundo, em cada parte do ciclo, saberá exatamente como está relacionado com a estratégia geral da empresa (ou da loja).

6 Pessoas, processos, sistemas
É essa a ordem do processo de transformar seus planos em experiência do consumidor. Pense em como estruturar a organização e o fluxo do trabalho, contando com o auxílio da tecnologia.

7 Pensar sem gordura
É a procura da maximização do valor pela contínua eliminação de desperdícios. Seja bom e barato ao mesmo tempo.

8 Competição é bom
Além de tirar o melhor de você, a competição também ensina. Observe os seus concorrentes e procure aprender com os seus pontos fortes.

9 O simples derrota o complexo
Desenvolva a cultura da simplicidade. Quanto mais simples, mais fácil implementar, maior a satisfação e mais fácil se torna a comunicação, o que é melhor para os clientes.

10 Liderança
“Um líder o leva mais longe do que você iria sozinho.” Não importa o individual, mas, sim, o coletivo.

Você sabia?
O título “sir” (senhor, em inglês) deve-se à condecoração como “Cavaleiro do Império Britânico”, concedido a Leahy pela rainha Elizabeth 2ª, em 2002. Entre outros cavaleiros condecorados, existem famosos como Bono Vox, Bill Gates, Plácido Domingo e Steven Spielberg. Apesar do honroso reconhecimento, eles não podem utilizar o “sir” em seus nomes, já que o título é de uso exclusivo dos cidadãos britânicos.

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Deyse Isimar é psicóloga e coach, especialista em treinamento de varejo e serviços. Atende pela Treinare Consultores Associados.
deyse@treinareconsultoria.com.br

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