Os 5 sentidos

Desde crianças, aprendemos a identificar os cinco sentidos humanos – visão, audição, olfato, paladar e tato –, que nos permitem interagir com o mundo. Aos poucos, passamos instintivamente a explorá-los conforme a nossa vontade ou necessidade – e a serviço do nosso prazer, é claro!

Desdobrando esse raciocínio, podemos aplicar os cinco sentidos no dia a dia de trabalho. Tal prática, cada vez mais frequente, está diretamente relacionada à prosperidade dos negócios. Por isso, fique atento às dicas a seguir e saiba explorar os cinco sentidos na sua loja.

VISÃO: Imagem é o que o cliente primeiro reconhece e valoriza. Invista na vitrine, no visual da loja e de toda a sua equipe de profissionais.

AUDIÇÃO: Providencie um som ambiente agradável, em volume audível, mas que não atrapalhe a interação com o cliente.

OLFATO: Fragrâncias amenas, como canela ou capim-limão, são relaxantes e estimulam a permanência na loja.

PALADAR: Encante o paladar servindo opções refinadas e leves como água, café, balas, bombons ou espumantes. O ato de comer provoca uma sensação de prazer. Por outro lado, pessoas com fome tendem a ficar impacientes, principalmente nas compras.

TATO: Cartões de visitas, material promocional, tampos de mesa, flanelas e materiais dos óculos compõem um toque agradável. Evite superfícies frias e ásperas, pois elas provocam repulsa.

Trabalhando os cinco sentidos, certamente a experiência do cliente será inesquecível e ele voltará em breve, acompanhado de amigos e familiares.

Tente, que dá certo!

Deyse Isimar é psicóloga e coach, especialista em treinamento de varejo e serviços..
Atende pela Treinare Consultores Associados..
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